segunda-feira, 5 de maio de 2014

UM CONTO POR SEMANA: O POÇO E O PÊNDULO, EDGAR ALLAN POE


O POÇO E O PÊNDULO (1842) - EDGAR ALLAN POE (escritor estado-unidense: 1809-1849)

Ler os contos de Edgar Allan Poe é emergir nas possibilidades mais obscuras do terror humano, em sua definição mais “pura” da palavra – se é que podemos atribuir ao terror o superlativo de pureza.

O autor nos envolve em uma atmosfera inóspita que em O poço e o pêndulo eleva sua potencialidade, uma vez que a narrativa é traçada em primeira pessoa. Ou seja, vamos junto ao narrador-protagonista desvendando as características do ambiente no qual este encontra-se aprisionado e deixando-nos intrigada/os para a consequente conclusão da história - já que aparentemente a personagem encontra-se, literalmente, em um poço sem saída.

Curioso certamente é o modo com que Poe escolheu traçar o final, trazendo à narrativa uma personagem real, histórica, quase que como um deus ex machina, totalmente inesperada à conclusão do conto, lembrando-nos que o fantástico, o macabro, o desesperador também são partes da realidade em que vivemos.

Para ler o conto, acesse:

(*UM CONTO POR SEMANA é um projeto de leitura de um conto literário a cada dia, seguido da leitura de uma crítica e um esboço de escrita para publicação neste blog. Início: 28/04/2014)



Nenhum comentário: