domingo, 15 de março de 2015

ENCONTRO COM O SAGRADO - MARIA BETHÂNIA



foto: Gustavo Dalle Vedove

Olhar harpia
fina película protetora
travestindo o que em mim habita
por além d'as entranhas
[ desconhecenças todas minhas ]
tal qual camadas transpostas em águas correntes
líquidos fluídos
                    em cachoeirinhas mirins

dona Maria d'esplendor d'Oxum
despenca sobre minha pele
raios-jatos d'Iansã
comanda a brisa revolta
por vezes atacada em quedas
a guiar-me por onde seguir

Eu, Bárbara
nome-ventre da matriarca-avó
- mulher d'efeitos,
mulher cantiga -

Eu, Bárbara
Sincretizando a dona do raio e do vento
com santa católica,
homônima minha

O para si tocar
despencado nas delicadezas
e poesias necessárias para o fluxo contínuo
O para si tocar
não o si enquanto pronome oblíquo
mas sim tal si como o que é SE
e todas nós alterando vozes no silêncio do que se ouve.


Nesta noite o sentimento é de mais intensa gratidão.
"Gratidão por me fortalecer, por fazer com que eu me conheça, por me oferecer um conhecimento de um Brasil profundo"

Abraçar e agradecer - 15/03/2015

Bethânia encerra:
-Cinqueeenta anos de carreira.
-Cinqueeeenta.
-TEM QUE SER MULHER!


Nenhum comentário: